Solicite um orçamento

Freios

Um dos componentes de segurança mais importantes do carro, o sistema de freio é um item que pode apresentar diferentes particularidades, bem como variações de acordo com a marca e modelo do automóvel. Por conta disso, estar com sua parte mecânica bem alinhada é imprescindível, pois só assim haverá a garantia de um bom funcionamento.

Por pensarmos sempre na qualidade profissional ao entregar um serviço para nosso cliente, nós fazemos questão de realizar o teste de fluido quando a revisão de freios é feita aqui na Boss Pneus. Com isso, conseguimos saber a situação exata do componente com ainda mais clareza.

Entenda melhor como funciona o sistema de freio de um veículo, quais são as peças que o compõem e os indícios que ele mostra quando algo está errado.

Como funciona o sistema de freio

Por mais que pareça simples, o sistema de freio tem toda uma complexidade na hora do funcionamento.  Ele é um item composto por várias peças, as quais trabalham em conjunto, que funcionam basicamente para desacelerar e parar completamente o carro.

Conheça abaixo quais são as peças principais que fazem parte do sistema de freio, bem como as suas funções:

Pedal

Peça responsável por acionar o freio do veículo, o pedal é um dos componentes mais resistentes de todo o sistema. Seu funcionamento é a partir de um conjunto hidráulico que faz com que todas as rodas sejam bloqueadas e, consequentemente, desaceleradas.

Freio de mão

Componente que bloqueia as rodas traseiras, o freio de mão funciona a partir de um cabo de aço e com sistema elétrico é indicado seu uso seja feito apenas para manter o carro parado e nunca para diminuir a sua velocidade.

Fluidos de freio

Óleo desenvolvido especificamente para o sistema de frenagem e sistema de embreagem, o fluido de freio tem a função de manter a transparência do movimento de todo o conjunto, o que faz com que a parte hidráulica funcione corretamente.

Cilindro mestre

Responsável por levar o fluido de freio para o reservatório do sistema, o cilindro mestre é o item que transforma a pressão mecânica em hidráulica, ou seja, é o que faz com que o carro pare por completo.

Discos e tambores

Componentes que funcionam juntos, os discos de freio e os tambores são peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas, gerando atrito e fazendo com que o veículo pare completamente.

Pastilhas

Componente fundamental para criar a fricção necessária e fazer com que o carro desacelere, as pastilhas precisam sempre estar funcionando corretamente, pois, quando desgastam, o poder de frenagem do automóvel diminui.

Sinais de que há problemas no freio do carro

Quando algo no sistema de freio não está de acordo com o de origem, alguns sinais são apresentados. Ao perceber qualquer diferença durante a direção, o motorista deve levar à revisão imediatamente, evitando qualquer problema maior.

Trepidação no volante

Caso você sinta algum tipo de trepidação no volante quando aciona o sistema de freio, pode ser que o disco esteja empenado.

Ruídos

Ruídos nunca significam algo bom e, por isso, caso escute algum, procure uma mecânica especializada, pois talvez as pastilhas de freio estejam gastas e precisam ser substituídas. 

Pedal duro ou baixo

Por mais que o problema surja em um mesmo local, a causa de cada um é diferente. Quando o pedal está muito baixo, provavelmente é porque o fluido de freio não é o suficiente. Já quando o pedal está muito duro, o problema pode estar no servo freio – componente responsável por aumentar e distribuir a força exercida sobre o pedal.

Carro desviando para um lado

Se você sente que o carro está desviando para apenas um lado quando aciona o sistema de frenagem, pode ser que há algum problema com a pinça ou, ainda, com as mangueiras e discos de freio do automóvel. De qualquer forma, é sempre válido verificar em um local apropriado a causa do problema.

Quando e por que realizar manutenção preventiva

Por mais que pareça ser simples, a frenagem do carro é algo complexo e necessita da verificação por especialistas no assunto, caso alguma coisa fora do comum surja. Além disso, todo o sistema possui uma grande quantidade de itens, o que já exige um cuidado especial na hora de fazer a revisão.

Ao fazer a manutenção preventiva no veículo, problemas podem ser antecipados e corrigidos antes mesmo de começarem a dar sinais. Nessa etapa, diferentes questões são analisadas, como sinais de desgastes e se alguma peça afetada pode influenciar no funcionamento de outras. 

Ademais, alguns cuidados devem ser tomados durante o dia a dia do motorista, conforme listados a seguir, tendo em vista que algumas práticas podem prejudicar a vida útil dos componentes do sistema.

Os cuidados do dia a dia

Para que algo fique dentro dos conformes, toda ajuda é muito bem-vinda. Por isso, motorista, você deve atentar-se a alguns cuidados:

  • Não abusar dos freios quando esses forem recém-instalados;
  • Sempre deixar o carro engatado durante descidas (principalmente as íngremes);
  • Não andar com peso excessivo dentro do carro;
  • Não usar o freio de mão ou desligar o veículo quando estiver em movimento.

As novas tecnologias

As tecnologias presentes nos itens de frenagem são aprimoradas frequentemente, a fim de proporcionar ainda mais segurança, tanto aos passageiros do carro quanto aos pedestres.

Atualmente, existem 3 tipos de tecnologias instaladas junto ao sistema de freio:

  1. ABS: evita acidentes de derrapagem e permite a desaceleração e manutenção do controle do automóvel.
  2. EBD: sistema que consegue dosar e distribuir de maneira homogênea a força da frenagem entre eixos traseiros e dianteiros.
  3. ESC: atua na estabilidade e correção da trajetória que o carro segue, como em casos de curvas ou frenagens bruscas.

Conhecimento e tecnologias adequadas para atender você!

A Boss Pneus trabalha há mais de 20 anos com os melhores com profissionais com experiências de mais de 20 anos no setor e conta com equipamentos de alta tecnologia, proporcionando aos clientes a garantia de um bom resultado. Atender você e fazer com que saia satisfeito com os nossos serviços é a missão que temos dia após dia. Portanto, caso precise de uma revisão no sistema de freio do seu carro, conte conosco!

se interessou? SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Horário de atendimento

de segunda à sexta 08:00 à 18:00

como chegar