Solicite um orçamento

Balanceamento e Alinhamento 3D

Dirigir com segurança é item imprescindível para qualquer motorista e, dentre os diversos equipamentos que um automóvel apresenta para mantê-lo seguro, estão os pneus. Além de proporcionarem maior poder de frenagem, estabilidade e desempenho ao carro, pneus sempre em dia contribuem diretamente com o conforto dos passageiros, assim como na economia de combustível.

Quando um carro chega em uma oficina mecânica para realizar a revisão dos pneus, é muito recorrente que o serviço de balanceamento e alinhamento seja necessário, uma vez que são de suma importância para aumentar a vida útil desse equipamento e dos componentes da suspensão. E nós da Boss Pneus oferecemos esses serviços com maestria e qualidade, garantindo todo o conforto que o cliente merece.

Conheça cada um dos serviços abaixo e conte com a gente para o que precisar!

Balanceamento e alinhamento são a mesma coisa?

Por mais que andem sempre juntos, os dois processos são diferentes entre si. Enquanto o balanceamento se encarrega de reparar as trepidações sentidas pelo motorista, regulando a roda, a câmara e os pneus, o alinhamento se responsabiliza em equilibrar os ângulos das rodas, para que todas elas recebam o mesmo impacto.

Balanceamento

Parte do pacote básico da segurança de um carro, o balanceamento de pneus é o responsável por evitar tremores na direção e garantir com que o desgaste dos pneus aconteça de maneira uniforme.

A realização do procedimento é essencial, pois, sem ele, consequências podem surgir. Quando um balanceamento é mal feito, ele se materializa em formas de trepidações não só no volante, mas também no piso do carro, no painel de instrumentos ou nos assentos, seja na velocidade que for. Portanto, estar com a revisão completa dentro do prazo – normalmente de um ano – é dever de toda pessoa que preza pela sua segurança.

Quando realizar o balanceamento dos pneus

O balanceamento de pneus é um procedimento que pode ser realizado de duas maneiras: local, isto é, sem retirar as rodas, ou através do balanceador de coluna, equipamento que retira as rodas do veículo.

O período para mandar balancear os pneus varia de acordo com o quanto o carro é utilizado. Porém, é sempre bom realizar o balanceamento nas seguintes situações:

  • Durante a primeira revisão, após 10 mil quilômetros rodados;
  • Na troca dos pneus antigos por novos;
  • Na realização do rodízio dos pneus;
  • Quando efetuar algum tipo de reparo na câmara de um ou mais pneus;
  • Ao sentir qualquer tipo de tremor diferente enquanto dirige.

Alinhamento

Manter os pneus e rodas bem alinhados garante ao usuário do automóvel uma condução em linha reta. Quando o carro começa a puxar para um dos lados, é certeza de que algum item não está bem alinhado. Além disso, desgastes irregulares dos pneus também é sinal de que o alinhamento precisa ser feito.

A técnica é feita sobre a medição e ajuste dos ângulos que as rodas fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando, assim, todas as forças que atuam sobre ele. Por ser uma operação simples de ser feita, o tempo médio de duração é de 30 minutos.

Entre os ângulos mais importantes de se manterem alinhados, estão:

  1. Cambagem: ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo. O principal indício de ajuste nesse ângulo é o desgaste irregular em um dos ombros dos pneus.
  2. Caster: ângulo formado entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical. Quando está bem alinhado, ele auxilia na estabilidade do automóvel, na aderência dos pneus com o solo e na velocidade final que o carro irá atingir.
  3. Convergência ou Divergência: diferença das distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus. O ajuste nesse local é importante para promover a melhoria no padrão de desgaste dos pneus.

Além dessas vantagens apresentadas, estar em dia com o alinhamento do carro faz com que o consumo de combustível do mesmo seja reduzido. Lembre-se: a manutenção preventiva ajuda muito com o custo que o auto proporciona ao seu dono.

Quando realizar o alinhamento dos pneus

Fora a percepção usual do condutor enquanto dirige, caso algo esteja estranho, o alinhamento precisa ser realizado nos seguintes casos:

  • Em todas as revisões periódicas – indicadas no manual do veículo;
  • Após impactos fortes contra pedras, buracos, guias ou outros objetos do tipo;
  • Quando algum componente da suspensão ou direção for substituído;
  • Ao verificar desgastes irregulares nos pneus;
  • Quando os pneus forem trocados.

Vantagens de realizar balanceamento e alinhamento na Boss Pneus

Além do extremo cuidado com o seu automóvel, nós possuímos equipamentos de ponta, com alta tecnologia. Exemplo disso é a realização do alinhamento 3D, ou seja, um método mais moderno e preciso.

Entenda o alinhamento 3D

Com apoio de uma máquina moderna, rápida e eficiente, o alinhamento em 3D mede a geometria veicular com dados precisos, proporcionando ao profissional mecânico uma leitura mais prática.

Com os resultados da leitura digital, por meio desse sistema de diagnóstico descrito, os dados recolhidos são enviados a um programa de computador. Lá, eles são comparados a um banco de dados com os valores originais de fábrica dos ângulos que estão envolvidos no alinhamento veicular. Somente após isso é que se saberá a necessidade (ou não) da realização do alinhamento.

Garantia de serviço bem executado!

A Boss Pneus está no mercado pneumático desde 1996 e, desde então, traz aos seus clientes qualidade no serviço e garantia de satisfação!

Aqui, nós temos profissionais capacitados e máquinas calibradas periodicamente. Ademais, o seu balanceamento e alinhamento possui 3 meses de cobertura. Ou seja, se dentro desse período acontecer algo fora do normal com o jogo de rodas do seu carro, basta vir até a nossa loja para ter o reparo necessário.

se interessou? SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Horário de atendimento

de segunda à sexta 08:00 à 18:00

como chegar