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Selos do Pneu: entenda como funcionam

Confira as principais informações sobre a etiqueta do Inmetro e tenha maior segurança na hora de comprar o seu pneu.

Desde o terceiro trimestre de 2016, o Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), estabeleceu a obrigatoriedade de uma etiqueta específica para todos os pneus fabricados ou importados para o Brasil.

Essa etiqueta fica localizada na banda de rodagem dos pneus radiais e passará a valer para os carros de passeio, SUVs, caminhonetes, picapes, vans, caminhões e ônibus, e deverá conter três informações de segurança para o consumidor: resistência ao rolamento, aderência ao piso e ruído externo.

Para entender melhor o que cada item significa e qual a importância de cada um deles, continue lendo esse texto que preparamos com cuidado para você – afinal, a responsabilidade da implantação desse programa não é só dos fabricantes e importadores, mas também dos distribuidores e revendedores, como a Boss Pneus!

Resistência ao rolamento

Você já deve saber, mas não custa nada reforçar: cerca de 20% da economia de combustível se dá por conta do tipo de pneu que você tem em seu veículo – e é exatamente isso que essa etiqueta irá informar.

Diretamente relacionada à eficiência energética do pneu, essa etiqueta possui uma classificação de A a G, sendo A o melhor índice e G o pior (o que não significa que o pneu seja ruim).

Em outras palavras, quanto menor a resistência do pneu durante o rolamento, menor o gasto de combustível e, consequentemente, menor o impacto para com o meio ambiente, uma vez que emite menos CO².

Aderência ao piso

Vários são os itens de segurança de um veículo, sendo o pneu apenas um deles. Diante disso, ter a garantia acerca da sua aderência ao piso em dias de chuva é de fundamental importância.

Também classificado em sete níveis (A a G), a nota A significa a melhor aderência na água. Ou seja, a classificação impacta diretamente na distância que o veículo percorre em pista molhada após o momento de frenagem.

E no que essa informação irá auxiliar o motorista? Simples: mais segurança em dias de chuva, mais eficiência nas frenagens a distâncias curtas, melhor dirigibilidade e maior estabilidade em curvas.

Ruído externo

Parte do ruído que um automóvel produz é devido aos pneus, seja pela intensidade de tráfego, o tipo do veículo, o estilo de condução ou a interação entre o pneu e a estrada.

Na etiqueta, deve constar a quantidade de decibéis (dB) que aquele pneu emite, a qual é classificada em três níveis. Quanto menos ondas pintadas, mais silencioso é o pneu – além de impactar menos o meio ambiente, uma vez que influencia na poluição sonora.

Os ícones da onda de som significam o seguinte:

  • 1 onda preta: silencioso (abaixo de 69dB);
  • 2 ondas pretas: moderado (entre 69dB e 72dB);
  • 3 ondas pretas: ruidoso (acima de 72dB).

Importante: O limite máximo de ruído é de 75dB para carros de passeio, 77dB para veículos comerciais leves e 78dB para caminhões e ônibus.

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Ao comprar um pneu ou um jogo de pneus novo, conte sempre com a Boss Pneus. Além de garantirmos a melhor qualidade nas marcas que revendemos, nossos colaboradores são capacitados em te ajudar e tirar todas as suas dúvidas!

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