Medidas de Pneus

Medidas de pneu: Como entender

Por mais que seja algo simples, poucas pessoas sabem como ler a medida de um pneu. Se você for uma delas, leia esse texto que preparamos e aprenda!

COMO SABER AS MEDIDAS DOS PNEUS?

205 – Largura do pneu em milímetros

55 – Perfil, representa o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu em milímetros. Quanto menor for esse número, mais baixo será o perfil do pneu.

R – Tipo de construção do pneu. Neste caso, o “R” significa radial. O pneu também pode ser “D” (diagonal) ou “B” (diagonal-cintada, belted em inglês).

16 – Diâmetro interno do pneu em polegadas (= diâmetro do aro).

94 – Índice de carga, indica a capacidade de carga máxima que o pneu pode suportar. Nesta caso, o número 94 revela que este pneu leva a carga máxima de 670kg.

W – Símbolo de velocidade, indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido. A letra W estabelece que o pneu pode rodar até 210 km/h. (confira a tabela abaixo).

XL – são pneus reforçados com um índice de carga superior.

Especificações de pneu - Largura, altura, aro, índice carga, índice velocidade

Nós sabemos que ter um carro e poder usufruí-lo no dia a dia é uma ajuda imensa na hora do conforto e praticidade. Porém, nós sabemos também que é preciso muita atenção com os pneus, uma vez que são itens fundamentais para que o veículo continue funcionando de maneira adequada.

Com esse cenário, nós te perguntamos: você sabe dizer com precisão qual é o tamanho do seu pneu? 

Não entendeu nada? Então continue lendo o texto para saber do que estamos falando!

Para começo de conversa, você precisa saber onde é que está localizada a medida de um pneu. Dê uma olhada na lateral do objeto e observe quais são os números e letras que estão ali.

Mas atenção: esse código nada tem a ver com os selos do Inmetro. Para saber mais sobre eles, leia este texto: Selos do Pneu: entenda como funcionam.

Tendo isso em mente, vamos ao que interessa: decodificar o significado de cada letra e de cada número que está grafado no pneu.

Vamos tomar como exemplo o seguinte código: 205/55R16 94W. Parece algo de outro mundo, certo? No entanto, ele é muito simples de ler. 

Acompanhe abaixo:

Qual o significados das medidas dos pneus?

Largura

O primeiro número indica a largura do pneu em milímetros. Nesse caso, o pneu possui 205mm.

Conhecer essa medida é importante para saber se o pneu pode ter alguma possibilidade de entrar em contato com a caixa da roda ou alguma parte da suspensão.

Altura x Largura 

Logo após a barra, há outro número. No nosso exemplo, ele é o 55, que significa a porcentagem da largura que corresponde a altura do pneu – portanto, a altura desse pneu é de 55% do tamanho da largura.

Mas o que isso significa? Fácil: esse número mostra o perfil do pneu, isto é, se ele é alto ou baixo.

Construção 

Existem três formas de um pneu ser construído: radial, diagonal ou diagonal-cintada. No exemplo acima, o R indica que o pneu é radial. Já o número 16 que vem logo a seguir é equivalente ao tamanho da roda que comporta esse pneu.

Ou seja, o diâmetro da roda para esse caso deve ser de 16 polegadas.

Índice de carga 

O número 94 do exemplo que demos assinala o índice de carga do pneu. Portanto, ele suporta um total de 670kg.

Caso o índice de carga do seu pneu for diferente, é importante que você consulte uma tabela de equivalência.

Índice de velocidade

Assim como um pneu tem um máximo de carga que suporta, ele também possui um limite de velocidade. A letra W, nessa situação, significa que o pneu pode rodar até 210km/h.

Novamente, é necessário consultar uma tabela de referência para identificar qual é o índice de velocidade do pneu de seu veículo. 

Agora que você já sabe ler a medida de um pneu, fica muito mais fácil comprar um novo. Para tal, conte com a Boss Pneus, empresa presente no mercado pneumático desde 1996!