Posted on

Calibragem dos pneus: Saiba como calibrar o pneu do seu carro corretamente.

Evite problemas ao calibrar o pneu do carro identificando o PSI ideal.

É normal se preocupar em checar a calibragem apenas quando se pega a estrada, mas saiba que essa é uma atitude muito arriscada, já que a prática é importante para manter a segurança do veículo, bem como melhorar o seu desempenho.

Para te ajudar nesse assunto, separamos alguns pontos que são importantes de você saber na hora de calibrar o seu pneu da maneira correta. Confira abaixo!

Qual a frequência correta para calibrar os pneus do meu carro?

Antes de mais nada, tenha em mente que, assim como toda revisão realizada no carro, a calibragem de pneu também possui uma periodicidade para ser feita. Por isso, já anote aí: a cada 15 dias, é preciso verificar essa questão tanto nos pneus dianteiros quanto nos traseiros.

Dica: o procedimento é mais eficiente quando os pneus estiverem frios, ou seja, quando o automóvel rodou, no máximo, 3 quilômetros.

E como  identificar o PSI ideal para o modelo que possuo?

Normalmente, quando você chega para calibrar os pneus em algum posto de gasolina, o frentista logo pergunta quanto que é pra por. Mas o que isso significa exatamente?

A medida mais comum utilizada para calibragem de pneu aqui no Brasil é a PSI (do inglês Pound per Square Inch), sendo a de 30 PSI a mais usada entre os carros. Porém, cada modelo tem uma especificação diferente quando comparado a outro.

Para saber qual é o valor de calibragem ideal para os seus pneus, é preciso dar uma olhada na parte interna da porta do veículo, na tampa de combustível ou no manual de instruções que o acompanha. É fundamental que os valores indicados sejam obedecidos, pois tanto pneus com a pressão abaixo quanto acima do normal causam prejuízos ao automóvel, como a diminuição em 30% da vida útil dos pneus no primeiro caso e, no segundo, maior desgaste na suspensão.

Qual é a pressão ideal para cada um dos modelos de carros mais populares no Brasil?

Veja a seguir os 10 carros mais populares de 2019, assim como quantos PSI cada um precisa ter em seus pneus:

  1. Chevrolet Onix: 35 PSI;
  2. Hyundai HB20: 32 PSI;
  3. Ford Ka: 30 PSI para 3 pessoas ou 35 PSI para carga total;
  4. Volkswagen up: 29 PSI nos pneus dianteiros e 26 PSI nos traseiros;
  5. Chevrolet Prisma: 35 PSI;
  6. Fiat Argo: 32 PSI;
  7. Toyota Corolla: 30 PSI;
  8. Jeep Compass: 35 PSI nos pneus dianteiros e 32 PSI nos traseiros;
  9. Fiat Mobi: 32 PSI;
  10. Honda HR-V: 32 PSI nos pneus dianteiros e 30 PSI nos traseiros.

Agora que você já sabe a importância da calibragem, aprenda a realizá-la

Calibrar os pneus do carro é super simples e fácil, basta seguir 3 passos:

  1. Saiba qual o calibre adequado para cada um dos eixos,(traseiro e dianteiro) do seu veículo, caso sejam diferentes;
  2. Digite o número no visor da bomba de ar;
  3. Retire a válvula do pneu, encaixe a mangueira e espere o apito final soar e pronto!

Vantagens de Manter o Pneu Sempre Calibrado

Manter a periodicidade nos calibramentos garantirá não só a vida útil dos seus pneus, mas também a preservação do alinhamento e geometria adequados do seu carro por mais tempo, além de rodas, suspensão, amortecedores entre outras partes envolvidas. Até mesmo ajudará a reduzir o consumo de combustível do seu carro!

Rodou com os pneus descalibrados por muito tempo e quer conferir se seu veiculo continua OK? A Boss Pneus tem um Autocenter novinho em folha e preparado para te oferecer os melhores serviços de Suspensão e Balanceamento & Alinhamento 3D, além de outros. Agende sua visita no nosso WhatsApp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.