Posted on

A Importância da Troca de Fluido de Freio

Veja quando e por que trocar o Fluido de Freio do seu carro

Por possuir um mecanismo complexo em seu interior, para um carro funcionar da forma correta, o seu sistema de segurança precisa estar funcionando por completo. Além das pastilhas e discos de freio, outro item é fundamental para que o sistema de frenagem do veículo esteja 100%: o fluido de freio.

Reunimos neste artigo alguns pontos importantes que precisam ser conhecidos acerca desse item de segurança. Acompanhe a gente e confira!

Para que serve o fluido de freio?

A função principal do fluido de freio é transferir para as pastilhas a pressão exercida sobre o pedal. Ou seja, quando o pedal é acionado, ele faz com que a linha hidráulica seja preenchida pelo fluido de freio, o que ativa os outros dispositivos do sistema e, consequentemente, diminui a velocidade do carro.

Mas, afinal, o que é esse fluido?

O fluido de freio é um líquido de cor que pode variar de acordo com o fabricante – pode ser transparente, amarelo, vermelho ou de outros tons – e é usado em sistemas de frenagem de veículos diversos, que podem ir desde carros até bicicletas.

Para que esse componente desempenhe sua função integralmente, duas características são muito importantes:

  1. Baixa compressibilidade, pois garante que o líquido não terá seu volume reduzido com a pressão do pedal.
  2. Alto ponto de ebulição, uma vez que o fluido de freio funciona em altas temperaturas, as quais são geradas por conta do atrito das pastilhas e dos discos de freio.

Além dessas características, o fluido pode ser dividido, também, em 3 classificações – de acordo com o Departamento de Transportes Americanos: DOT3, DOT4 e DOT5. Confira abaixo o que cada uma significa:

  • DOT3: tipo de fluido mais econômico, ele tem um ponto de ebulição mínimo fixado em 205 °C.
  • DOT4: fluido utilizado mais frequentemente pelas montadoras e tem seu ponto de ebulição fixado, no mínimo, em 230 °C.
  • DOT5: utilizado em automóveis de maior performance, esse fluido tem ebulição mínima de 260 °C.

Quando devo trocar o fluido de freio do meu carro?

Primeiramente, é preciso compreender que a quantidade de fluido de freio não diminui. Caso isso aconteça, em algum momento da vida útil do carro, é necessário ir em uma oficina mecânica imediatamente!

“E por que isso?”, você deve estar se perguntando. Simples: quando a luz indicativa do componente acende em seu painel, muito provavelmente há um vazamento em algum ponto, fato que pode corroer algumas peças que também compõem o sistema de frenagem.

Portanto, a troca do fluido de freio é de extrema importância. Via de regra, o certo é trocar esse item conforme as especificações do manual do veículo que acompanha o mesmo. Porém, você também pode ficar de olho nessa questão quando a quilometragem do carro estiver batendo os 10 mil quilômetros (ou um ano de uso). Lembre-se: o importante é você não deixar de lado algo que pode ser de suma importância num momento extremamente necessário.

Caso tenha alguma dúvida, basta nos perguntar, pois estamos aqui para te ajudar – sempre!

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.