Posted on

7 dicas para fazer com que os pneus do seu carro durem muito mais

Com alguns cuidados rotineiros, seus pneus podem ter uma vida útil bem maior. Entenda como.

Assim como qualquer outra parte de um carro, os pneus precisam de certos cuidados para terem uma vida útil longa, tal qual sua função bem exercida. Diante disso, separamos 7 dicas que irão te ajudar no cuidado com os seus pneus, elementos essenciais para a sua segurança no trânsito. Veja abaixo:

1 – Calibragem

Para que um pneu rode bem, é necessário que ele possua a quantidade ideal de pressão. Por isso, não deixe de estar com a calibragem sempre em dia, pois quando a pressão está em baixa, maior o consumo de combustível, bem como o desgaste dos pneus.

Se você não sabe qual a pressão correta para o seu automóvel, consulte o manual do mesmo.

2 – Rodízio

Com a função de equilibrar os desgastes dos pneus traseiros e dianteiros, o rodízio é fundamental para que os seus pneus tenham uma durabilidade maior ― até porque os pneus dianteiros possuem um desgaste 3 vezes maior que os traseiros. Portanto, é recomendável que a prática seja realizada a cada 10 mil quilômetros rodados (ou conforme
o manual do veículo orienta).

3 – Alinhamento e balanceamento

Para que o carro ande sem trepidações, é importante que o alinhamento e o balanceamento sejam realizados com a frequência exata, pois, assim, o peso será distribuído de maneira uniforme.

Então, anote aí: os procedimentos devem ser feitos a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados.

4 – Nada de “pé pesado”

Dirigir com leveza também auxilia na duração dos pneus ― isso porque acelerações e frenagens bruscas fazem com que o objeto desgaste mais rápido. Portanto, muita calma na hora de dirigir, ok?!

5 – Pneus sempre na medida certa

Você não usaria um calçado que não seja do seu número, certo? Pois bem, o mesmo vale para o seu carro.

Cada fabricante exige um tamanho específico de pneus para o automóvel, justamente para que os benefícios presentes sejam eficazes. Porém, quando a aderência dos pneus são distintas, esses benefícios são anulados, sobrecarregando e comprometendo todos eles.

6 – Cuidado ao estacionar

Para não comprometer o material do pneu, evite estacionar em locais que estejam com produtos químicos, para que a borracha não tenha suas propriedades alteradas. Além disso, não suba em guias que não sejam rebaixadas e tenha muito cuidado ao estacionar, a fim de evitar cortes ou rasgos.

7 – Respeite a carga máxima do veículo

Identifique qual a capacidade máxima que o seu carro pode carregar e respeite-a. Acredite, isso pode fazer uma grande diferença, pois além de fazer com que o pneu dure mais, isso evita com que peças sejam danificadas ou até mesmo quebradas durante algum percurso.


Saber como conservar os pneus do seu carro é importante, mas tão importante quanto é escolher apenas pneus de procedência e confiabilidade. Só a Boss Pneus oferece pneus com até 8 anos de garantia, tamanha a confiança na qualidade do produto. Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.